A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro desta quarta-feira (20) começou com uma emocionante homenagem à professora aposentada e ex-vereadora Antônia Pires da Luz Barros e Silva, fundadora da APAE no município. Dona Toinha, como é carinhosamente conhecida no município, voltou a usar a tribuna da Casa Epitácio Alencar após 38 anos do seu último discurso na sede do legislativo, quando se despedia da edilidade.
Aos 90 anos, falou sobre uma imaculada e exitosa trajetória de vida, ressaltando uma estreita ligação com a educação, religiosidade e a filantropia. Ela frisou a importância dos ensinamentos que recebeu ao longo da vida, que resultaram na formação de uma base sólida. “E esses exemplos, esse amor e esse carinho, que eu procurei desenvolver através de minha família, através do Colégio Stella Maris, através dos exemplos das casas maravilhosas onde eu passei, eu firmei a minha base, base de tijolo simples, mas erguida com as colunas de uma força divina, que se chama amor”, disse, arrancando aplausos da plateia.
Após a fala emocionante na tribuna, a professora aposentada, que sonhava em acabar com o analfabetismo no Sertão nordestino, foi saudada por todos os vereadores e em seguida recebeu das mãos de Sávio a Comenda de Honra ao Mérito. No plenário, alunos e colaboradores da APAE acompanharam tudo atentamente, emanando gratidão por todo esforço que Dona Toinha fez e ainda faz em prol da entidade.