Em sessão realizada nessa quinta-feira, 27, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou procedente uma denúncia apresentada contra membros da Prefeitura de Salgueiro pelo descarte de milhares de ovos em 2021. A acusação foi feita pelos vereadores Professor Agaeudes, Léo Parente, Emmanuel Sampaio, Henrique Sampaio, Flávio Barros, Sávio Pires, Baldin dos Anjos e André de Zé Esmeraldo.
O relator do processo, conselheiro Dirceu Rodolfo, destacou que o relatório apontou o desperdício de mais de 150 mil ovos, que deveriam ter sido destinados aos estudantes das escolas municipais no período da pandemia. Falou que também perderam a validade e foram descartados, fardos de arroz e cuscuz. Ele responsabilizou civilmente a nutricionista da época, o presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) na ocasião e o secretário de Educação, único que permanece na administração municipal. A decisão foi respaldada pela procuradora do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda.
Em seu voto, Dirceu aceitou a denúncia, imputou débito aos responsáveis, aplicou multa e fez considerações. Os valores do débito e da multa não foram informados pelo tribunal.
POSTADO POR: JOELMA MACEDO