O deputado federal pernambucano Fernando Rodolfo, que obteve 1.160 votos na eleição de 2022 em Salgueiro, apresentou um projeto de lei visando tornar predominante a cultura do forró nas grandes festas juninas do país, como Caruaru-PE e Campina Grabde-PB. O Projeto de Lei 3083/2023 teve regime de urgência aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada.
Nessa segunda-feira, 26, em entrevista ao programa Morning Show da Jovem Pan News, o deputado explicou sua proposta, intitulada ‘Lei Luiz Gonzaga’. “Nossa proposta não é para limitar só para os forrozeiros tradicionais. Mas sim que 80% dos recursos públicos fiquem com artistas regionais e da cultura do forró e seus derivados. Os demais gêneros ficarão com 20%, sem contar a iniciativa privada. Assim, vamos contemplar os grandes artistas e os pequenos, que são a imensa maioria”, disse.
O parlamentar também criticou a ‘invasão’ de outros gêneros no São João do Nordeste. “Estamos vendo hoje, principalmente no Nordeste, é a utilização de dinheiro público para destruir a cultura das festividades juninas. Nossa lei vai frear essa invasão de outros gêneros numa festividade que tradicionalmente vem sendo mantida através do forró. Pretendemos combater essa apropriação cultural, senão do jeito que vai o São João deixa de ser uma cultura e vira um festival musical”, afirmou. (Com informações do Blog do Magno)
Da redação do Blog Alvinho Patriota