Moradores da Vila Produtiva Rural (VPR) do Uri e de outras comunidades compostas por famílias deslocadas pelas obras da Transposição do Rio São Francisco, estão protestando na manhã desta quinta-feira, 25, em frente ao escritório do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em Salgueiro, cobrando melhorias nas comunidades. A manifestação, que tem participação de moradores de VPRs até do Ceará, conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Salgueiro.
Os manifestantes reclamam que ainda não receberam os títulos de posse nas VPRs e só tiveram direito a um hectare para plantio, abaixo do que possuíam em suas antigas propriedades. Além disso, reivindicam o cercamento dos lotes, capacitação e assistência técnica, infraestruturas para a produção rural e equipamentos públicos, como praças e postos de saúde.
Segundo a presidente do STR Salgueiro, Diana Silva, os moradores das VPRs estão insatisfeitos pela forma como vêm sendo tratados pelo Ministério da Integração e cobram uma reunião com uma representante da pasta em busca de solução para esses problemas. O protesto ocorre de forma pacífica e organizada.
Fica o espaço aberto para a publicação de nota do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional sobre o fato.
Da redação do Blog Alvinho Patriota