O uso de máscaras passa a ser opcional em todos os espaços públicos de Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (19), exceto serviços de saúde. Assim, não será mais obrigatório usar o acessório de proteção à covid-19 em escolas, transporte público e em farmácias, como era até então.
O decreto com as mudanças será publicado na edição deste sábado (17) do Diario Oficial. A liberação foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na manhã desta sexta-feira (16).
A pasta alega análise do cenário epidemiológico da doença apontou “manutenção sustentada de queda nos indicadores, bem como o fim do período sazonal de ocorrência das doenças respiratório no Estado”.
“Aqui em Pernambuco nessa longa jornada de mais de dois anos de pandemia, temos nos guiado pela ciência e contra o negacionismo. Esta medida que anunciamos hoje é fruto, essencialmente, do avanço da vacinação, que tem trazido os indicadores da doença para patamares de controle”, disse o secretário André Longo.
Mesmo assim, o chefe da SES-PE recomenda o uso para pessoas com sintomas gripais. “Também reforço que, mesmo com essa desobrigação, o uso de máscara ainda é fortemente recomendável para pessoas com sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e os idosos que ainda não tomaram todas as quatro doses da vacina”, destacou.
Fonte: JC