noticias580 Seja bem vindo ao nosso site Sertão Urgente!

Cidade

Câmara de Vereadores de Salgueiro aprova Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio.

Publicada em 12/09/2022 às 15:11h |   | 239 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
FABIO LISANDRO
AGAEUDES

Câmara de Vereadores de Salgueiro aprova Projeto de Lei  que institui o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio.


Foi aprovado na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro o Projeto de Lei Ordinária n° 30 de 2022, de autoria do Vereador e Presidente da Casa, professor Agaeudes, que institui o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio.

 

O Projeto de Lei é voltado à prevenção e ao combate ao Feminicídio extremo da violência contra as mulheres e meninas, nos termos da legislação nacional vigente e das normas Internacionais de Direitos Humanos sobre a matéria espacialmente, da Lei n° 13.104, de 7 de agosto de 2006.

 

O feminicídio consiste no homicídio de mulheres e meninas em situação de violência doméstica e familiar, ou por menosprezo ou discriminação por ser mulher, como em caso de crime antecedido por violência física ou sexual. O enfrentamento ao feminicídio inclui as dimensões de prevenção a toda e qualquer forma de violência contra as mulheres, assistência e garantia dos direitos das mulheres em situação de violência e seus dependentes.

 

São objetivos do Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio:

• Reduzir o número de feminicídios no município de Salgueiro;

• Promover o fortalecimento e a articulação da rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência; entre outros.

 

“No início de 2022, mais um ano marcado pela pandemia de COVID-19, o feminicídio em nossa cidade foi bastante comentado nas redes sociais de “Helena”, ocorrido no Sitio Paula em Conceição das Crioulas chocando nossa cidade. Mas, infelizmente não é uma exceção. A violência doméstica e familiar, representa, segundo relatório do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), a maior causar de mortes violentas de mulheres em todo o mundo. Segundo divulgado no Atlas da Violência de 2020, em 2018, 4.519 mulheres foram mortas no Brasil. Assim, é imperiosa a atuação do Poder Público Municipal para o enfrentamento do feminicídio no Município de Salgueiro. Nesta esteira, propomos através deste Projeto de Lei, a instituição do Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, incluindo as dimensões da prevenção a toda e qualquer forma de violência contra as mulheres, assistência e garantia dos direitos das mulheres em situação de violência e seus dependentes”, disse Agaeudes Sampaio.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Sertão Urgente
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 87 98171-0186
Visitas: 228606 Usuários Online: 175
Copyright (c) 2025 - Sertão Urgente
Converse conosco pelo Whatsapp!