Pernambuco confirmou nessa terça-feira, 12, o primeiro caso de monkeypox (varíola dos macacos) no Estado. O paciente é um jovem de 25 anos, que mora em Guarulhos-SP e veio visitar parentes em Paulista, na Região Metropolitana de Recife (RMR). O caso foi notificado no dia 5 de julho, mas o rapaz está em Pernambuco desde o dia 23 de junho.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco notificou mais três casos suspeitos da doença, passando a ter quatro ocorrências, incluindo o diagnóstico confirmado. Por ser importado, o caso será registrado em São Paulo.
A secretaria destaca que o Estado não tem transmissão local de varíola dos macacos. Três homens estão com suspeita da infecção, sendo um de Recife, um de Jaboatão dos Guararapes e outro oriundo do Rio de Janeiro. A investigação epidemiológica já começou, com a coleta de sangue para exames.
A monkeypox é uma doença viral transmitida através do contato com secreções respiratórias, lesões na pele e fluidos corporais. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão.
Da redação do Blog Alvinho Patriota