Horas depois de anunciar a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados, o governo de Pernambuco informou, nesta terça (19), que não será mais preciso apresentar passaporte vacinal para ir a eventos ou bares e restaurantes com espaços abertos. Isso vale para todas as atividades, públicas ou privadas, com ou sem controle de acesso, a partir de hoje (20).
As novas medidas que integram a flexibilização do plano de controle das pandemia de Covid-19, em vigor desde 2020, foram anunciadas durante entrevista coletiva, transmitida pela internet.
Além disso, o governo anunciou a manutenção da obrigatoriedade de passaporte vacinal em bares e restaurantes ou outros ambientes fechados, como teatros, cinemas e museus.
De acordo com as regras do governo, o passaporte vacinal para locais fechados exige a segunda dose para os maiores de 12 anos e o reforço para pessoas a partir de 18 anos, que tomaram a 2 º dose há pelo menos quatro meses.
“Reforço que, mesmo em um cenário favorável, ainda tempos circulação viral e a OMS [Organização Mundial de Saúde] continua classificando a emergência em saúde pública provocada pela Covid-19 como pandemia”, disse André Longo.
Fonte: G1