As campanhas nacionais de vacinação contra gripe e contra o sarampo começam na segunda-feira (4) em Pernambuco. Neste ano, as ações para imunização contra as duas doenças acontecem ao mesmo tempo, até o dia 3 de junho, e são divididas em duas fases. O Dia D de mobilização foi marcado para 30 de abril.
Na primeira etapa, que vai até 2 de maio, são aplicadas doses contra as duas doenças em profissionais de saúde, com público estimado em 259.370 pessoas em Pernambuco; e contra a gripe em todos a partir de 60 anos, o que representa cerca de 1.252.642 pessoas em todo o estado, segundo o governo.
No estado, o período onde se registra um maior número de ocorrências de doenças respiratórias é os meses de março e junho, daí a importância de agilizar a vacinação.
A partir de 3 de maio, começa a segunda etapa das duas campanhas, quando começa a vacinação contra Influenza e sarampo, de forma simultânea, de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
Além delas, na segunda fase, são disponibilizadas doses contra gripe para gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e/ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Informações do G1 PE