Moradores de comunidades rurais de Salgueiro, como Roça Velha, Serra do Urubu e Lagoa da Caatinga, na região de Conceição das Crioulas, estão vivendo uma situação deplorável e indigna sem abastecimento d´água. Hoje recebemos fotos e denúncia de uma família de uma das comunidades que está usando água de um barreiro para todas necessidades, inclusive cozinhar. Um risco para a saúde.
Essas pessoas afirmam que não receberam abastecimento por caminhão-pipa em nenhum dia nessas primeiras semanas de 2022, seja da prefeitura ou do Exército. Sem alternativa, muitos cidadãos estão recorrendo aos barreiros para os afazeres domésticos, tomar banho, cozinhar e matar a sede. Água imprópria para o consumo, que pode resultar em doenças.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Salgueiro nos informou que o abastecimento por caminhão-pipa nessas localidades rurais está sendo retomado. Confira o esclarecimento na íntegra a seguir:
“No que se refere à ausência da distribuição de água através de caminhão pipa nas zonas rurais, a Prefeitura Municipal de Salgueiro vem a público informar que ja está sendo restabelecido o abastecimento.
Os 18 pipas do Exército que cumprem essa responsabilidade junto conosco só voltaram às atividades na segunda metade de Janeiro, devido a protocolos internos do órgão, o que contribuiu para uma sobrecarga na nossa logística de distribuição de água nas zonas rurais. No entanto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural seguiu trabalhando com o maquinário próprio disponível e, inclusive, concluiu no início deste mês o processo licitatório que permite a contratação de novos caminhões pipas pela Prefeitura.
Sendo assim, com a retomada do trabalho do Exército e com as novas contratações, estaremos em breve com a distribuição de água completamente regularizada em todas as localidades, como já ocorre em algumas áreas em que conseguimos restabelecer o abastecimento.”
Da redação do Blog Alvinho Patriota