Lançado em maio pela Associação Beneficente Santa Margarida, o projeto ‘Sopão Solidário’ tem ajudado a combater a fome em Salgueiro. Todos os meses são atendidas cerca de 90 famílias, sendo 75 cadastradas e em torno de 14 de voluntários que levam a sopa para suas residências. O grupo faz o cadastro dos beneficiários em parceria com os agentes de saúde, profundos conhecedores da realidade local. Entre os idealizadores da ação está o empresário Rolando Alencar, que nos repassou detalhes sobre o projeto em entrevista esta semana.
“A sopa é distribuída toda quinta-feira. O preparo já se inicia na quarta, onde a gente compra 70 kg de pertences de frango e coloca para descongelar. O trabalho é feito em duas casas. Os voluntários de cada casa limpam e temperam os frangos e já nos entregam pinicados, salgados e temperados com tempero verde. A partir das 13h, nós temos as pessoas que chegam para cortar verduras e de 14h chega a turma que vai colocar as coisas no fogo. Nós temos um fogão industrial de seis bocas e temos um fogão doméstico de seis bocas também. Na quinta-feira passada foram feitos 11 caldeirões de sopa”, disse Rolando.
Para preparar essa grande quantidade de sopa, a associação precisa semanalmente de 70 kg de frango, 70 pacotes de macarrão espaguete, 30 kg de verduras, além de tempero verde. Tudo isso é comprado ou arrecadado com os voluntários. A cada 15 dias o grupo também precisa trocar o botijão de gás e ainda necessita de material de limpeza para lavar uma das casas onde a sopa é preparada. Apesar da boa vontade, nem sempre os voluntários conseguem arcar com os custos e precisam de contribuições. Doações em dinheiro podem ser feitas pelo seguinte PIX: absantamargarida@gmail.com.
A associação ainda não está formalizada, mas já iniciou o processo de registro para conseguir CNPJ e abrir uma conta bancária institucional. “A gente já deu entrada uma vez no cartório, eles identificaram alguns erros e mandaram refazer. Nós estamos vendo se dessa semana para a outra a gente consegue registrar o estatuto para dar entrada no CNPJ e ficar um negócio documentado e a gente abrir uma conta em nome da associação mesmo”, informou o empresário.
Interessados em participar como voluntários ou doadores podem entrar em contato pelo WhatsApp (87) 9 8859-5147.
Fonte: redação do Blog Alvinho Patriota