Municípios pernambucanos já podem ampliar a vacinação contra a influenza (gripe) para a população em geral. A decisão foi pactuada nessa quarta-feira, 11, pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que reúne representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e gestores das secretarias municipais de Saúde. Mesmo assim, as cidades ainda devem fazer busca ativa para vacinar os grupos prioritários, como crianças e idosos, caso não tenham atingido a meta mínima.
“A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em meados do mês de abril com grupos prioritários pré-determinados e foi avançando gradativamente, com a inclusão de todos os grupos, até o mês de julho. De lá para cá, Pernambuco alcançou 68% da população elegível imunizada contra o vírus, o que ainda está longe da meta mínima estabelecida, que é de 90%”, destaca a superintendente de imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.
Até o momento Pernambuco aplicou 2.220.715 doses da vacina contra a influenza, sendo 2.012.998 doses únicas, 143.459 primeiras doses e 64.258 segundas doses. O Estado atingiu a meta mínima apenas nos grupos prioritários de indígenas e puérperas. O avanço para a população em geral só pode ser feito com a proteção dos grupos vulneráveis.
Da redação do Blog Alvinho Patriota