Após cumprir seis meses de seu primeiro mandato, o vereador Agaeudes Sampaio faz um balanço de sua atuação no legislativo onde acumula números significativos, como o envio de 55 ofícios, 2 indicações, 1 emenda a Lei Orgânica, 7 Projetos de Lei e de Resolução e 19 requerimentos, além de diversas visitas a Unidades Básicas de Saúde, obras e ruas, a pedido da população. Em fevereiro, pouco tempo após a posse, o vereador já esteve em Brasília, em busca de cadastrar emendas e conquistar recursos para o município.
Os números refletem sua disposição em buscar soluções para os problemas da cidade. Entre as reivindicações estão pedidos de pavimentações, tapa-buracos, limpezas e capinações em diversos bairros. As principais demandas do parlamentar são relacionadas a Educação, sua principal bandeira de trabalho, mas isso não o impediu de protocolar importantes projetos voltados à inclusão social, geração de emprego e cultura.
Como legislador foi firme na análise de Projetos de Lei inconstitucionais e recebeu a aprovação de todos que propôs. Entre os projetos aprovados e os que aguardam aprovação estão o da adaptação de parques e praças para crianças com deficiência; a obrigatoriedade do município destinar 50% do recurso recebido para eventos aos artistas locais; a obrigação das empresas que prestam serviço para a prefeitura de priorizarem, durante a contratação, pessoas domiciliadas no município; a regulamentação da Lei Federal que institui o serviço de engenharia e arquitetura gratuita para famílias de baixa renda; e o programa que inclui a conscientização sobre a agricultura no currículo da escolas municipais da zona rural. O vereador também foi co-autor, junto com os dois parlamentares da Mesa Diretora, do projeto que autoriza a aquisição e doação de cestas básicas para famílias em estado de vulnerabilidade social, utilizando os R$ 50 mil devolvidos à prefeitura.
Exercendo o papel de fiscalizador, Agaeudes também buscou apoio do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, tanto para realizar consultas, como para denunciar irregularidades do Executivo.
Como presidente da Casa, o vereador encampou a luta pela reforma e melhorias dos trabalhos legislativos, incluindo Intérprete de Libras em todas as sessões, adotando o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) que torna os trabalhos mais transparentes e acessíveis aos cidadãos e realizando, pela primeira vez, o tombamento de todo o patrimônio material da Câmara de Vereadores.
Nesses primeiros seis meses, Professor Agaeudes cumpriu o compromisso de trabalhar por todo o município, atuou com transparência, não faltou a nenhuma Sessão Ordinária e está sempre prestando contas de sua atividade parlamentar nas suas redes sociais.
“Meu gabinete está sempre aberto. É dialogando que consigo compreender e priorizas as principais demandas e necessidades da nossa cidade. O trabalho tem sido reconhecido e estou cada vez mais disposto a lutar pelos anseios dos salgueirenses”, finalizou.