A Constituição da República Federativa do Brasil é a lei maior do nosso país e nenhuma outra lei pode ir contra o que ela determina. Ela garante os direitos e deveres de todo o cidadão brasileiro.
Mas será que os brasileirinhos que manterão essa garantia de que o Brasil seja uma nação democrática, igualitária e justa, sabem o que é Constituição?
Já estamos na sétima. A primeira foi a Constituição do Império, de 1824. A mais recente, de 1988, foi denominada “Constituição Cidadã”.
As crianças deveriam aprender na escola as normas que regem o país, assim, as futuras gerações teriam consciência de que seus direitos e deveres são instituídos por um Estado Democrático, que asseguram a liberdade, a segurança o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.
No site do Senado Federal, existe uma versão para download gratuito da Constituição Federal para crianças. A publicação se chama Constituição em Miúdos e tem linguagem acessível à estudantes de primeiro grau. O mesmo conteúdo também foi lançado em audiolivro, atendendo assim, crianças deficientes visuais com 1h32 minutos de duração, o texto de Madu Macedo é lido por Fernanda Nardelli e Maurício de Santi.
A leitura é leve e educativa, assim como o áudio.