Pernambuco bateu recorde de casos da Covid-19 confirmados em um dia ao registrar, nessa quinta-feira (6), mais 3.074 pacientes infectados. Esta foi a primeira vez, desde o início da pandemia, que o estado contabilizou, em um único dia, mais de 3 mil infectados.
Em Salgueiro não está sendo diferente, segundo a atualização do Boletim Municipal, 2021 já ultrapassou o total de 2020 em número de óbitos por conta do coronavírus. Só neste ano, a cidade reportou 52 mortes em decorrência da doença, ante as 51 vítimas de todo o ano passado.
É um número similar de vidas perdidas na metade do tempo, tendo em vista que o primeiro caso de covid na cidade aconteceu em março/2020. Isso significa que em Salgueiro, em média, uma pessoa morre pela doença a cada 58 horas, considerados os 126 dias desde 1º de janeiro.
Abril é o mês mais letal desde o início da pandemia
Mesmo antes de terminar, o mês de abril deste ano já contabiliza mais mortes por Covid-19 no Brasil do que qualquer outro desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde. Desde o primeiro dia do mês até o dia 25, foram registradas 69.282 vítimas de coronavírus no país. Até então, março de 2021 era o mês mais letal, com 66.573 mortes.
Vacinação em Salgueiro
Enquanto o número de casos e mortes crescem, o ritmo da vacinação tem diminuído na cidade. Segundo os últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde, Salgueiro tem mantido uma média de 100 vacinas aplicadas por dia. Em março, a vacinação diária ultrapassava as 500 aplicações/dia.
Segundo dados publicados pela prefeitura, das 24.505 doses enviadas pelo Estado de Pernambuco, através do Ministério da Saúde, 18.836 vacinas foram aplicadas, havendo, portanto, cerca de 5.669 doses disponíveis no município.
Fonte: Pauta de Hoje