Problema em válvula dispersora do Reservatório Atalho, no município de Brejo Santo, no Sul do Ceará, causou um acidente com vítimas na noite desta segunda-feira (08/fev). As informações são da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). De acordo com a pasta, a responsabilidade da obra é da empresa contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
A Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma aeronave do Ciopaer e Corpo de Bombeiros foram acionados para a ocorrência. Equipes estão no local para apurar o caso.
O deputado estadual Guilherme Landim, e a prefeita do município, Gislaine Ladim estiveram no local e informou quem infelizmente 03 pessoas faleceram e há outra vítima que foi socorrida com vida. Ainda segundo o informado não há perigo de rompimento.
O reservatório passou a receber as águas do Rio São Francisco em novembro último. O bombeamento da água estava suspenso desde agosto, quando ocorreu o rompimento de um conduto na Barragem de Jati.
O Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.
O reservatório tem capacidade de 100 milhões m3, mas o volume atual era de 90 milhões m3. No momento do acidente, 20 trabalhadores estavam no local. As causas que motivaram o ocorrido estarão sendo apuradas.