Nós estamos cansados de carregar a Atenção Básica de Salgueiro nas costas! O desabafo foi feito pelo diretor do Hospital Regional de Salgueiro, Allain Carvalho, em discurso na Câmara de Vereadores durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 27. Na oportunidade, ele reclamou da sobrecarga no hospital de atendimentos que deveriam ser feitos pela Atenção Básica do município.
“Aquele hospital é um hospital de urgência e emergência e é difícil de colocar isso na cabeça da população, a qual só tem lá para recorrer. Através de estudos científicos no ano de 2023, eu, juntamente como minha equipe, a gente fez um levantamento de atendimentos, e pasmem, 62% dos atendimentos da emergência do Hospital Regional é em detrimento da Atenção Básica. […] A gente, do Hospital Regional, está cansado de carregar o município de Salgueiro nas costas, de carregar a Atenção Básica desse município nas costas”, manifestou.
Allain externou que o hospital tem vários acertos e quando peca em algo que não é de competência da unidade, os profissionais que lá atuam são apedrejados e ridicularizados. “Ontem, por exemplo, foram realizados 136 atendimentos por um clínico geral. Como é que um profissional que está lá naquela casa, atendendo 136 pacientes, tem como ele dar a mesma atenção, o mesmo carinho, a mesma humanização de um hospital privado, onde ele atende só 10? Isso é impossível”, disse.
Ele pediu que a UPA 24 Horas realmente saia do papel dessa vez, para desafogar o hospital, e não seja apenas mais uma promessa política. “O hospital clama por socorro. Ele clama para que, de fato, essa UPA 24 Horas saia do papel e ela não seja mais uma promessa política e saia em tempo hábil. A gente está cansado de levar chicotadas. Eu estou cansado de noite e dia está recebendo ligações em detrimento do que não é da nossa função”, reclamou.
Contudo, apesar das dificuldades impostas pela alta demanda, deixou claro que sua orientação é para que todos sejam atendidos. “A gente não pode penalizar o pobre. Não pode penalizar o paciente. Na minha gestão eu deixo claro que a gente não volta ninguém. Não é porque é em detrimento da Atenção Básica, é em detrimento de UPA 24 Horas, seja lá o que for, a gente está lá para resolver”, completou.
Na ocasião, o diretor também falou sobre os avanços no hospital durante o período de sua gestão, que começou em 2023, destacando a boa avaliação que tem recebido do Governo do Estado. Ainda anunciou ações que estão sendo implementadas para a melhoria nos atendimentos.
Da redação do Blog Alvinho Patriota