Em assembleia realizada nessa sexta-feira, 23, professores da Rede Municipal de Salgueiro rejeitaram, por maioria absoluta, a proposta apresentada pelo Poder Executivo de reajuste de 19,1%, descontando 5% da gratificação do magistério, o que, na prática, resultaria num aumento de 14,1%. Entre os presentes na reunião, 67 votaram contra a proposta, 15 a favor e três não quiseram exercer o direito de voto.
Os profissionais da educação apresentaram uma contraproposta, pedindo o pagamento do piso salarial referente a 2023, com aumento de 14,95%, mantendo o bônus do magistério e tendo direito ao retroativo dos 12 meses do ano passado. A diferença salarial deve ser paga entre os meses de março a dezembro de 2024. Além disso, deram prazo ao prefeito para conceder o piso salarial de 2024, na ordem de 3,62%, até o final do ano.
Na assembleia, os professores e o sindicato também elaboraram um plano para que o reajuste da categoria seja concedido anualmente de forma planejada e com antecedência, evitando contratempos e garantindo mais estabilidade financeira aos profissionais.
Da redação do Blog Alvinho Patriota