O Governo de Pernambuco lançou nessa terça-feira, 7, o programa Cuida PE Mulher, que objetiva ampliar a oferta de procedimentos e tratamento cirúrgico a mulheres na rede pública estadual de saúde. Mais de 7 mil consultas e exames na área de ginecologia serão oferecidos por meio da iniciativa, além de 20 mil procedimentos cirúrgicos eletivos. A medida visa contribuir para a redução do tempo de espera dos serviços de saúde.
“Quando realizarmos os atendimentos em cada lugar de Pernambuco, vamos estar atendendo ao povo mais necessitado e que precisa dos serviços públicos funcionando com qualidade. Esse é um trabalho que tem começo, mas não tem fim”, disse a governadora Raquel Lyra durante lançamento do programa, que já começa este mês.
Os exames e consultas serão oferecidos em hospital, incluindo o Hospital Regional de Salgueiro, e nas UPAEs. Nessa primeira fase serão oferecidos os seguintes procedimentos: raio-X, inserção de DIU, laqueadura tubária (cirurgia), colpoperineoplastia (cirurgia), histerectomia, pré-natal de alto risco, mamografia, colposcopia e biópsia.