A Avenida Guararapes, localizada na área central do Recife, terá, neste domingo (10), uma vasta programação cultural, esportiva, gastronômica e de lazer gratuita ao longo dos cerca de 200 metros de extensão da via. A meta é que a iniciativa, realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife em parceria com o Programa Recentro, seja feita uma vez por mês, a partir de abril.
Dez polos tématicos serão dispostos no evento “Viva a Guararapes” e vão oferecer serviços das 9h às 17h30. São eles; Polo Esportivo, Polo Infantil, Polo Pet, Polo Social, Polo Exposições, Polo Geek e Literário, Polo Cultural, Polo Gastronômico, Polo Economia Criativa e Polo Circense.
A população também vai dispor de atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que terá percurso alterado na data, passando pela Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto, que cruza a Avenida Guararapes.
Haverá, ainda, caminhada com o consultor Francisco Cunha para descobrir os encantos do Recife, partindo da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, até a Avenida Guararapes; evento cultural no Espaço Criadouro; além de ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde, com vacinação contra Covid-19 sem necessidade de agendamento.
Neste domingo, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) irá fechar o local para o tráfego de ônibus e táxis, deixando-a aberta exclusivamente para circulação dos pedestres. As pessoas poderão usufruir a programação ao ar livre, podendo caminhar e pedalar pela área, que terá segurança reforçada com agentes da Guarda Municipal Civil do Recife e da Polícia Militar, de acordo com a Prefeitura do Recife.
A prefeitura informou que serão oferecidos estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos e da Palma, além da Avenida Dantas Barretos.
O “Viva a Guararapes” é uma realização do Programa Recentro em conjunto com o Gabinete do Centro do Recife, diversas secretarias da gestão municipal, além das polícias Militar e Civil do Estado, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
Fonte: Folha de PE